website creation software

Blog

DOENÇAS REUMATOLÓGICAS

Marte - 26 de Abril, 2017


DOENÇAS REUMATOLÓGICAS

As doenças reumatológicas são aquelas relacionadas às articulações, ossos e músculos. De origem não traumática, elas geram dor e limitação dos movimentos. Estima-se que existam mais de 100 tipos de doenças reumatológicas, fazendo com que haja várias causas para as doenças englobadas no termo reumatismo.

Normalmente nos quadros de doenças reumatológicas há inflamação nas articulações. Dentre algumas das principais doenças reumatológicas estão a artrose; a artrite reumatoide; a fibromialgia; a osteoporose; a gota; a tendinite e a bursite. Saiba mais sobre estas doenças:

Artrose

A artrose, também conhecia como osteoartrite, é uma patologia que atinge as articulações e causa o desgaste das cartilagens do corpo. Por atingir diretamente as articulações, além dos ligamentos, da membrana sinovial e do líquido sinovial, o paciente que tem artrose sente dor, inchaço e dificuldade em realizar movimentos. Os locais do corpo mais atingidos por casos de artrose são as mãos, os joelhos, os quadris e a coluna.

A artrose é uma doença que não tem cura, porém, o tratamento é feito com analgésicos e anti-inflamatórios, além de sessões de fisioterapia e terapia ocupacional. O médico especialista também pode sugerir o tratamento com infiltração (injeções de cortisona, ou ácido hialurônico). Nos casos mais graves, indica-se a intervenção cirúrgica.

Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que atinge 150 mil brasileiros por ano. A doença costuma afetar as articulações das mãos e dos pés, causando dor e rigidez vindas da inflamação. Por ser uma doença autoimune, a artrite reumatoide atinge os tecidos saudáveis do corpo, o que pode gerar sintomas como febre, fadiga e até perda de peso em alguns casos.

Por ser uma doença crônica, a artrite reumatoide não possui cura. Porém o tratamento é feito com anti-inflamatórios, corticoides e imunossupressores. O tratamento também estará associado a sessões de fisioterapia. O médico pode sugerir punções articulares ou, nos casos mais graves, a cirurgia (artroplastia).

Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença que causa dor crônica e generalizada no paciente, atingindo as articulações, os músculos e os tendões. O paciente que tem fibromialgia apresenta como sintomas dor, fadiga, dormência nos membros, além de sintomas secundários como dificuldade de concentração, memória e foco.

A patologia apresenta causas distintas, como fatores genéticos, infecção causada por vírus e doenças autoimunes. A fibromialgia também tem relação com alterações físicas e psicológicas como distúrbios do sono, ansiedade, depressão e sedentarismo.

O tratamento para fibromialgia envolve o uso de medicamentos antidepressivos e analgésicos, fisioterapia, psicoterapia, prática de atividades físicas, além de tratamentos complementares como a acupuntura e a mudança de hábitos alimentares.

Osteoporose

A osteoporose é a perda óssea causada pela deficiência de cálcio, capaz de ocasionar problemas como fraturas, dor constante, deformidades e diminuição dos ossos. Em alguns casos a osteoporose está, inclusive, relacionada a outras patologias como problemas respiratórios e gastrointestinais.

O tratamento para a osteoporose é feito com a suplementação de cálcio e vitamina D, além da reposição de estrogênio (em pacientes mulheres). Nos casos mais graves são indicados dois tipos de cirurgia: a vertebroplastia e a cifoplastia.

Gota

A gota é uma doença que atinge cerca de dois milhões de pessoas por ano no Brasil. Além de ser um tipo de artrite, ela ocorre quando há acúmulo de ácido úrico no sangue, fazendo com que as articulações se inflamem.

Existem dois tipos de gota: a aguda e a crônica. Nos casos agudos da doença, normalmente, apenas uma articulação é afetada. Já nos casos crônicos, além da gota poder afetar vários tipos de articulação, os quadros são constantes.

O paciente com gota tem como sintomas a dor excessiva nas articulações do corpo, bem como inflamação e vermelhidão. Em alguns casos também são relatados quadros de febre. O tratamento da patologia é feito com medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides e redutores de ácido úrico.

Tendinite

A tendinite é a inflamação nos tendões, normalmente causada por lesão por esforço repetitivo. Os locais do corpo mais acometidos por este tipo de inflamação costumam ser os membros superiores como ombro, punho, cotovelo e mãos.  

O paciente com tendinite apresenta dor que pode se estender para os músculos, dificuldade em movimentar as regiões afetadas pela tendinite, além de fraqueza nos locais inflamados. É possível que também haja inchaço e vermelhidão na região.

O tratamento para a tendinite é feito com anti-inflamatórios, aplicação de gelo no local, repouso, fisioterapia e acupuntura.

Bursite

A bursite é a inflamação da bursa (também conhecida como bolsa sinovial), que fica entre o músculo e o tendão. A função da bursa é evitar um grande impacto entre tendões e ossos. Quando há um quadro de bursite, o paciente sente dor nas articulações e dificuldades para movimentar o local inflamado.

O tratamento para bursite envolve o uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Além disso, sessões de fisioterapia, acupuntura e terapias por ondas de choque podem ser recomendadas. Nos casos mais graves, é feita cirurgia.

Mais informações

Ao sentir qualquer tipo de alteração que possa indicar uma doença reumatológica, a primeira medida é consultar um médico especialista: ele irá pedir os exames necessários para o diagnóstico e irá recomendar o tratamento mais adequado para cada caso. Evite qualquer tipo de automedicação. 

Tópicos Recentes


© Copyright 2017 ARUR - Todos Direitos Reservados